Você já fez o apanhado das suas palavras chaves, chegou o momento de estudar como elas vão ser distribuídas pelo seu site. Para isso vamos primeiro classificá-las.

Keywords principais

Estas obrigatoriamente deverão estar na página principal e no conteúdo estrutural. Por exemplo se você vende peixes para aquário sua palavra principal deve ser peixes de aquário, mas poderia ter duas áreas diferenciadas de peixes de água doce e peixes de água salgada, estas duas categorias fazem parte do conteúdo estrutural. Da mesma fora, se você administra uma imobiliária, pode querer separa seus imóveis por cidade, por exemplo Casas em Fortaleza, Casa em Rio de Janeiro, etc. neste caso cada cidade faz farte do conteúdo estrutural.

Estas palavras chaves principais podem ter diferentes níveis, por exemplo, no caso supramencionado teríamos no primeiro nível uma cidade, mas dentro da mesma podemos colocar um bairro, ficando assim casas-fortaleza/aldeota e aumentando a profundidade casas-fortaleza/aldeota/piscina ou casas-fortaleza/aldeota/3-quartos

Keywords long tail

São nossas palavras principais com alguma característica adicional, por exemplo peixes de aquário da África

Keywords sinônimas

É o caso por exemplo de peixes de aquário e peixes ornamentais

Keywords orgânicas do Google ou de Oportunidade

São palavras que o Google nos mostra que se adequam ao nosso site e aparecem no Google Search Console, são também chamadas keywords de Oportunidade.

LSI: Latent Semantic Indexing

Estas palavras tem como objetivo ajudar ao Google a entender nosso nicho. Voltando ao tema de peixes de aquário, se falarmos de acessórios, ornamentos, tamanhos de aquário, o Google vai identificar que estamos nos referindo a peixes ornamentais e não a peixes para alimentação. Quanto mais palavras LSI tenhamos no nosso site mais palavras orgânicas do Google vamos ter.

Keywords derivadas

São palavras que vão dar uma característica específica adicional como peixes de aquário agressivos

Página inicial

Nossa estratégia é colocar TODAS as palavras descritas na nossa home page.

O mais importante é que possamos distribuir a força da nossa página inicial para os conteúdos internos. Para isso vamos utilizar a Navegação por Clusters. Isto consiste em colocar links nesta página, preferentemente com imagens apontado para nosso conteúdo estrutural. Por exemplo colocamos a foto de um peixe de água doce a apontamos para seu conteúdo correspondente, a mesma coisa fazemos com peixes de água salgada.

O importante é construir um texto rico utilizando longs tail do tipo os peixes de aquário mais lindos do mundo, fotografias de peixes de aquário, nomes de peixes de aquário, tipos de peixes de aquário, peixes de aquário baratos.

Vamos utilizar as palavras de oportunidade da seguinte forma, digamos por exemplo que no Google Search Console percebemos que peixes de batalha tem muita procura, o que deve ser feito é criar um texto no index falando deste tipo de peixes e apontar com anchor text exato a uma página (ou postagem) com um texto rico sobre este assunto.