Estrutura de código moderna nas páginas de internet

No Comments

Até o dia de hoje, muitas páginas de Internet utilizam, erradamente, tabelas com border=”0″ na sua diagramação em lugar de XTML com CSS.

Antes da chegada do CSS era impossível diagramar em filas e colunas sem o auxílio de tabelas. Afortunadamente o CSS trabalha com camadas, com as mesmas se pode configurar totalmente a aparência e a posição de todos os elementos da página mas com uma grande vantagem por cima das tabelas, o conteúdo fica limpo e simples no XHTML e a formatação fica separada em folhas de estilos facilitando a agilizando desta forma a leitura do conteúdo pelos mecanismos de busca tais como Google, Yahoo, etc.

As tabela foram criadas para apresentar informação tabulada e não para diagramar, por este motivo o WWW Consortium desaconselha sua utilização para essa finalidade porque em navegadores não visuais (de texto, para cegos ou com dispositivos sem monitor) os resultados são imprevisíveis. Um leitor desprevenido pode dizer mas eu não sou cego ou os cegos são uma minoria na Internet, mas o visitante mais importante da Internet é cego; o robot de busca do Google que indexará nossa página no seu “catálogo” e facilitará sua localização por parte dos usuários.

Outra vantagem de utilizar conteúdo (XHTML) separado de formatação (CSS) é que é mais simples a manutenção e ou modificação da página baixando desta forma os custos da mesma.

Em sites diagramados com tabelas, por estar reunido no mesmo código o conteúdo com a formatação, o carregamento é bem mais lento que em sites com conteúdos e formatação separada. Neste últimos os browsers carregam o conteúdo da página inicial e o css (formatação) e a partir dali este fica guardado não sendo mais necessário o carregamento para as páginas seguintes.

Se pergunta as vezes, porque webdesigners continuam utilizando tabelas para diagramar uma página?. A resposta é que eles pensam que trabalhar camada é difícil e por algum motivo pessoal não atualizam seus conhecimentos.

Agora entra em “cena” uma nova tecnologia de escrever códigos que é o HTML5, ela foi adotada por todas as empresas que desenvolvem navegadores (browsers) eliminando assim as diferencias de visualização que existiam entre eles, permitem também, com uma estilização apropriada, poder mostrar conteúdo nos distintos dispositivos como computadores, tablets e celulares. Tem também uma semântica mais simples que os torna mais rápidos favorecendo desta forma seu posicionamento nas ferramentas de pesquisa.

Não permita que seu site se torne obsoleto, atualize e fique na frente neste mercado tão competitivo.

Claudio Hassan é especialista em Marketing Digital e utiliza sua grande experiencia para aplicar um conjunto de técnicas que visa otimizar as ferramentas de Internet, site, blog, mídias sociais, malas diretas para que as empresas atinjam seus objetivos que, na maioria das vezes, é um lucro maior.

Sobre este blog e quem somos

We are a full service agency that deliver compelling digital marketing solution. Our winning solutions and experience helps to deliver great results across several key areas.

Posicionamento

Oferecemos serviço de SEO para melhorar a posição do seu site nas buscas orgânicas do google, otimizando palavras chaves para que sejam mais competitivas.

Outras postagens

Ver todas
No Comments
 

Leave a Comment